Telefone: (16) 9725-0094

Gestão de Produção E Gestão de Custo, Diferenças Operacionais E Interdependências

Voltar

MÓDULO 002

“"Em 1992 Guzzo e Shea definiram a interdependência de tarefas como a extensão em que os membros do grupo devem interagir e dependem mutuamente para completar o trabalho de maneira satisfatória”” Fonte: Google

Na imagem ao lado, um é Gestor da Produção e o outro é Gestor de Custo


Área de Produção e Área de Custos.


Embora na estrutura organizacional são áreas operacionais distintas com instruções das fichas técnicas, fluxos operacionais e procedimentos inerentes à cada área, há um momento em que os resultados operacionais só agregam valor a empresa se eles se complementarem.


Avaliações de resultado ou de desempenho isoladas em nada acrescenta no resultado técnico operacional para a empresa como um todo.

Talvez, numa análise sob determinado foco, estas duas áreas sejam as mais importantes de uma empresa e, assim, devem atuar em intensa interação técnica antes, durante e após cada operação concluída.

CONCEITO DE INTERAÇÃO: influência recíproca entre uma coisa e outra.

É evidente que, tecnicamente, outras áreas da estrutura organizacional têm importância e impacto – direta ou indiretamente – nas áreas de produção e custos conforme a estrutura organizacional de cada empresa em relação a essas outras áreas operacionais, tais como: P&D, Ficha Técnica (receita do que irá ser produzido), Estoque, PCP, Contabilidade, DP- Folha de Pagamento, Vendas, Logística etc.


Uma simplificação dos conceitos de produção e de custos:


Gestão da Produção


A partir do recebimento da OP (ordem de produção) ou OF (ordem de fabricação) gerir o processo produtivo a partir das instruções da ficha  técnica, do fluxo operacional e do procedimento com o objetivo de produzir:  peças, kits, semiacabados ou produto acabado.

Gestão de Custos

Tendo como principal documento da OP (ordem de produção) ou OF (ordem de fabricação) devidamente preenchida e concluída executar com rigor  técnico o fluxo operacional e o procedimento:


1º - Realizar a apropriação do custo 

2º - Após realizar a apuração do custo

 
Concluída esta etapa e, com base em toda a documentação contendo dados inerentes o que foi produzido gerar:

1º - Relatórios Operacionais
2º - Relatórios Contábeis
3º - Relatórios de Gestão

Entretanto, para que isso ocorra, o Sistema de Custos deve ter sido previamente discutido com a diretoria da empresa para que possa gerar as informações necessárias e desejadas para a tomada de decisões.

Sugestão: agende uma reunião online com um dos nossos consultores.