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Consultoria de Gestão de Informações à Diretoria

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PRAGMATÍSMO, NA TOMADA DE DECISÕES, É GARANTIA DE UMA GESTÃO EFICAZ.


PRAGMATISMO


Fonte: Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa

GESTÃO EFICAZ SE FAZ COM DADOS, INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS


Os dados são obtidos com a geração de informativos operacionais ; as informações são geradas com os informativos de gerstão e as análises e as conciliações decorrentes dos confrontos técnicos entre dados e informações gera o conhecimento sobre a empresa como um todo ou em relação a um determinado cenário – interno e externo – que a empresa está inserida.

Sem conhecer a real situação atual e sem simular cáculos e traçar cenários da situação futura da empresa em relação aos aspectos financeiros, econômicos e lucrativos, econômicos e lucratividade , o gestor pode está comprometendo negativamente o patrimônio da empresa pela continuidade dos erros na execução dos fatos contábeis e nas tomadas de decisões.

Neste texto não será comentado conceitos sobre o que é administrar uma empresa nem qual é o perfil ideal de um administrador. Existem bons livros e excelentes textos na internet sobre o assunto. Outro aspecto que não será comentado é sobre o Planejamento Estratégico, embora seja um assunto de grande relevância para uma gestão eficaz.

A consulta também realiza este trabalho de planejamento estratégico.

PALAVRA “GESTOR”


A citação da palavra “GESTOR” neste texto refere-se a quem se dedica gerir ou administrar um patrimônio, seja a pessoa o próprio proprietário, um diretor sócio, um ou mais funcionário que na estrutura hierárquica ocupe carago-função de administrar/gerir uma área operacional ou a empresa como um todo.

CONSULTORIA ORGANIZACIONAL


ORGANIZACIONAL:



Ao realizar o trabalho de consultoria de gestão de informações a diretoria, a Consultoria executa o trabalho de uma revisão organizacional total da empresa, conforme conceito citado acima.

A Consultoria ao realizar o trabalho de revisão organizacional total da empresa, fundamenta seu trabalho em dois fatores básicos, importantes:

1 - PROCESSO = FLUXO DE PROCEDIMENTOS MANUALIZADOS


A qualidade técnica do processo – fluxo de procedimentos manualizados – proporciona agilidade, estabilidade, segurança e confiabilidade aos atos e fatos administrativos e, consequentemente, resultados operacionais que aumentam o patrimônio da empresa, ou seja, garantia de lucro operacional.

O processo é constituído de um conjunto de atividades afins ao objeto societário, ao CNAE ao qual a empresa está classificada e aos seus objetivo(s) e meta(s) quantitativas e qualitativas. A necessidade de se ter um processo independe do porte da empresa: pequena, média ou grande.

O processo pode, também, ser compreendido como atividades previamente definidas cujo objetivo é normatizar e padronizar os trabalhos a serem realizados, facilitando que todas as atividades das várias áreas operacionais, trabalhem em total intereção, harmonia e sintonia, com os objetivos e metas estabelecidas, proporcionando um total alinhamento da estrutura organizacional.

O PROCESSO elimina do ambiente da empresa atitudes negativas como: subjetividades, pessoalismo, resistências as mudanças, negativismo, desobediência operacional, baixa produtividade, dificuldades de relacionamentos, etc.

2 - SISTEMA = INFORMATIZAÇÃO: PROGRAMAS E SUA INFRAESTRUTURA


A qualidade técnica do sistema – informatização: programas e infraestrutura – tem a finalidade de através das rotinas de “INPUT” = entradas em português, de coletar, processar, armazenar dados e, transmitir e disseminar o que foi coletado, transformando em informações precisas, transparentes,confiáveis e rápidas para que o gestor possa agir com garantia de que o resultado operacional será, indubitavelmente, o lucro para a empresa.

Quando o processo – fluxo de procedimentos manualizados – fundamentados em apurações contábeis e extra contábil e, o sistema – informatização = programas e infraestrutura – são implementados, permitem aumentar o poder de decisão do gestor, por estar sempre respaldado por conhecimentos dos atos e fatos contábeis.

Assim, a qualidade das entradas = “inputs” dos dados são responsáveis pela qualidade das saídas = “output” das informações, que por sua vez, vão propiciar à ampliação de um determinado conhecimento ou a sua reciclagem, como também, à assimilação de um novo conhecimento e, ampliação continua do grau de competência decisória do gestor.

Há uma correlação muito grande entre conhecimento e cultura da empresa que por sua vez influência o clima organizacional que é responsável para se obter, espontaneamente, um alto grau de comprometimento e envolvimento dos funcionários em relação ao(s) objetivo(s) e meta(s) quantitativas e qualitativas da empresa.

O conhecimento é em parte, responsável pela cultura e pelo clima organizacional.

CULTURA DA EMPRESA


Hoje, mais do que no passado, a cultura é fator diferencial da empresa em relação aos seus concorrentes diretos e indiretos. A cultura compreende muitas coisas que, às vezes, são percebidas e rejeitadas pelo mercado = clientes e, não são percebidas pela alta direção da empresa. Exemplo de tipos de cultura: a cultura da culpa, a cultura que não respeita a empresa, a cultura da liderança enriquecida, a cultura em que o mais velho assume a direção, a cultura da centralização de comando, a cultura do imediatismo e da falta de diálogo, etc.

CLIMA DA EMPRESA


Sem clima organizacional fica difícil ter funcionários comprometidos e envolvidos com o(s) objetivo(s) e meta(s) quantitativas e qualitativas da empresa. O ambiente de trabalho corresponde ao clima organizacional. O clima organizacional muda ás atitudes do funcionário.

CONSULTURIA DE GESTÃO DE INFORMAÇÕES A DIRETORIA


A reestruturação organizacional "mexe" na empresa como um todo: Desde o topo da pirâmide da estrutura organizacional, passando pelo meio e terminando na base da pirâmide da estrura organizacional , passando pelo meio e terminando na base da pirâmide. É um dos trabalhos mais difíceis e complexos entre todos os trabalhos que a consultoria executa. Mas, também, um dos mais ricos do ponto de vista técnico e humano.

CONSULTORIA DE GESTÃO DE INFORMAÇÕES A DIRETORIA - PASSO A PASSO